top of page

O que é CAPM e como usá-lo

CAPM é a sigla para Capital Asset Pricing Model, ou modelo de precificação de ativos de capital, em português. Trata-se de uma fórmula matemática que busca estimar o retorno esperado de um investimento, considerando o seu risco sistemático, ou seja, o risco que não pode ser eliminado pela diversificação.



O CAPM é baseado na ideia de que os investidores exigem uma remuneração maior para assumir mais risco. Assim, o retorno esperado de um ativo é igual ao retorno de um ativo livre de risco (como um título público) mais um prêmio pelo risco adicional.


A fórmula do CAPM é a seguinte:

Re = Rf + β * (Rm - Rf)

Onde:

  • Re = retorno esperado do ativo

  • Rf = retorno do ativo livre de risco

  • β = coeficiente beta, que mede o risco sistemático do ativo

  • Rm = retorno do mercado, ou seja, o retorno médio de uma carteira diversificada

  • (Rm - Rf) = prêmio de risco do mercado


Além dos componentes da fórmula acima podemos também adicionar componentes de risco específicos de cada empresa que está sendo avaliada como (risco pelo porte, concentração de clientes, etc).


O CAPM pode ser usado para avaliar o custo de capital de uma empresa, ou seja, o retorno mínimo que os investidores esperam receber para investir nela. Também pode ser usado para comparar o desempenho de diferentes ativos, ajustando pelo risco.


No entanto, o CAPM também tem algumas limitações, como a dificuldade de estimar os parâmetros da fórmula, a sensibilidade a mudanças no mercado e a suposição de que os investidores são racionais e diversificados. Para entender melhor sobre como mensurar cada componente da fórmula, veja no eBook completo com planilha de cálculo neste link.

 
 





Comments


bottom of page