DCF Valuation
top of page

O método de Fluxo de Caixa Descontado (DCF) é fundamental para entender valuation, pois oferece uma visão abrangente e detalhada do valor intrínseco de um ativo com base em sua capacidade de gerar fluxos de caixa no futuro.


O Que é DCF?

O DCF é um método de valuation que estima o valor de um investimento com base em seus fluxos de caixa futuros esperados. Esses fluxos de caixa são ajustados para o valor presente utilizando uma taxa de desconto, que reflete os riscos associados ao investimento e o valor do dinheiro no tempo.


Passos para Realizar um DCF

1. Projeção dos Fluxos de Caixa Futuros: Projeção estimada dos fluxos de caixa que o ativo gerará no futuro. Isso geralmente envolve fazer projeções para os próximos 5 a 10 anos. Para empresas, isso significa olhar para as receitas, custos, despesas operacionais, investimentos em capital de giro e investimentos em imobilizado.


2. Determinação da Taxa de Desconto: A taxa de desconto reflete o custo de capital da empresa (ou a taxa de retorno exigida por um investidor). Ela leva em conta o risco do investimento. Para empresas, isso pode ser calculado usando o Custo Médio Ponderado de Capital (WACC).


3. Cálculo do Valor Terminal: Depois do período de projeção, assume-se que a empresa ou ativo continuará gerando fluxos de caixa indefinidamente (ou até um ponto de venda previsto). O valor terminal pode ser calculado utilizando a perpetuidade do crescimento ou o múltiplo do EBITDA final do período de projeção.


4. Desconto dos Fluxos de Caixa e do Valor Terminal para o Valor Presente: Utilizamos a taxa de desconto para ajustar todos os fluxos de caixa futuros e o valor terminal para o valor presente.


5. Soma dos Valores Presentes: A soma dos valores presentes de todos os fluxos de caixa futuros, incluindo o valor terminal, resultará no valor presente líquido (VPL) do ativo ou empresa, que é o valor estimado pelo DCF.


Considerações Importantes

  • Precisão das Projeções: O valor calculado pelo DCF é altamente sensível às projeções de fluxo de caixa e à taxa de desconto escolhida. Pequenas variações nessas entradas podem resultar em grandes diferenças no valor estimado, então cabe ao avaliador rever as premissas adotadas juntamente com os gestores do ativo avaliado de forma que o modelo de Valuation esteja consistente.

  • Análises de Sensibilidade: É fundamental a realização de uma análise de sensibilidade para entender como diferentes cenários afetam o valor estimado. Isso envolve ajustar as principais suposições e observar o impacto no valor do DCF.


Exemplo Prático

Suponha, hipoteticamente, que uma empresa projete fluxos de caixa livres para os próximos cinco anos como segue: $100, $150, $200, $250 e $300 milhões. A taxa de desconto (WACC) é de 10%, e o valor terminal no 5o ano seja de $ 4 bilhões.

O valor presente desses fluxos de caixa e do valor terminal, descontados pela taxa de 10%, determinará o valor da empresa, como segue:



O valor presente do fluxo de caixa é a somatória do valor presente dos fluxos de caixa futuros, incluindo o valor terminal, resultando em $ 3.206 no exemplo acima.


Este é apenas um resumo do processo de DCF. Cada etapa tem suas nuances e requer uma compreensão detalhada para ser aplicada corretamente.



 





bottom of page