top of page

Drag Along

Inverso ao mecanismo de tag along, o drag along é um mecanismo que protege o acionista majoritário.

Se o acionista majoritário negociar a venda de sua participação a um investidor que deseja comprar a totalidade da empresa e não apenas o controle, o Drag Along dá, ao acionista majoritário, o direito de "obrigar" o acionista minoritário a vender sua participação também ao mesmo investidor, nas mesmas condições pré-definidas.

Enquanto o Tag Along protege o acionista minoritário, dando o direito ao acionista minoritário de vender sua participação na companhia pelas mesmas condições que o acionista majoritário vender a um terceiro investidor. O Drag Along proteje o acionista majoritário, dando a ele o direito de "obrigar" que o acionista minoritário também venda sua participação a um terceiros investidor, caso este comprador tenha interesse na compra de 100% da empresa.


É comum também, em transações de M&A, que o Drag Along seja acompanhado do Tag Along, ou seja, o acionista minoritário negocia seu direito ao Tag Along e cede o direito de Drag Along ao acionista majoritário, de forma que ambos tenham um equilíbrio nos mecanismos de proteção em potencial mudança de controle futura na companhia.

 





bottom of page