Free Cash Flow to Firm vs Free Cash Flow Equity
Entenda as diferenças entre o Free Cash Flow to Firm (FCFF) e Free Cash Flow to Equity (FCFE), assim como a importância destas métricas em Avaliação de Empresas.
INTRODUÇÃO
O Free Cash Flow (FCF), ou Fluxo de Caixa Livre (FCL) é a quantidade de caixa gerado por uma empresa, em determinado período, após deduzir todos os gastos necessários para manter ou expandir suas operações.
O FCF é importante porque indica a capacidade da empresa em gerar valor para seus investidores, pagar dívidas, realizar aquisições ou investir em novos projetos.
Existem dois tipos principais de FCF:
-i) Free cash flow to firm (FCFF): fluxo de caixa na ótica da empresa
-ii) Free cash flow to equity (FCFE): fluxo de caixa na ótica dos acionistas
O FCFF (firm) é o FCF disponível para todos os provedores de capital da empresa, ou seja, os credores e os acionistas.
O FCFE (equity) é o FCF disponível apenas para os acionistas, após o pagamento dos juros e do principal das dívidas.
Como Calcular FCFF:
O FCFF pode ser calculado da seguinte forma:
Partindo do lucro operacional líquido após impostos (NOPAT), somando a depreciação e a amortização, subtraindo o Capex e a variação do Capital de Giro. Conforme imagem a seguir.
Como Calcular o FCFE:
O FCFE pode ser calculado da seguinte forma:
A partir do lucro líquido, somando a depreciação e a amortização, subtraindo o aumento do capital de giro líquido, o Capex e a variação do endividamento.
Aplicação em Valuation
Entender as diferenças entre FCFF e FCFE são fundamentais na prática de Valuation.
As projeções de FCFF são utilizadas para se calcular o Enterprise Value, além de entender a capacidade de geração de caixa de uma empresa desconsiderando os efeitos do endividamento líquido.
O valor presente do FCFF projetado resulta no Enterprise Value. A taxa de desconto utilizada para o cálculo do Enterprise Value é o custo médio ponderado de capital (WACC).
Já o valor presente do FCFE resultará no Equity Value e, como são indicadores após a dívida, a taxa utilizada neste caso é o custo de capital próprio (Ke).
O FCFE projetado é também utilizado para se calcular a necessidade de caixa de uma empresa ou projeto, considerando o endividamento.
Ambos são de suma importância. O FCFF é mais utilizado para cálculo de Valuation em transações de M&A de instituições não-financeiras, mas o FCFE ainda assim se torna necessário na modelagem para avaliar a necessidade de caixa e para integrar os demonstrativos financeiros fechando o Balanço Patrimonial nas projeções.
O cálculo do FCFE a partir do FCFF pode ser calculado da seguinte forma partindo-se do EBIT:
Comments