top of page

Análise de Sensibilidade

Análises de sensibilidade são muito utilizadas em modelagem financeira.

Analise de sensibilidade

As análises de sensibilidade buscam a variação no resultado de um cálculo variando parâmetros ou premissas utilizadas no cálculo.


As tabelas de sensibilidade são muito úteis para avaliarmos diferentes resultados de um cálculo sem a necessidade de alterar as premissas, bastando adicionar os parâmetros desejados na tabela de sensibilidade sem necessidade de alterar o cenário base do modelo.


Uma das tabelas de sensibilidade mais comuns em modelos de Valuation é analisar o resultado do Enterprise Value alterando os parâmetros de WACC e g conforme a tabela exemplo abaixo:

analise de sensibilidade

Na tabela utilizada como exemplo temos o Enterprise Value de uma companhia em R$ 456 milhões com os parâmetros de WACC = 12,5% e g = 4,0%.


Para analisarmos o Enterprise Value com WACC = 10,5% e g = 3,5%, basta buscarmos na tabela o valor de Enterprise Value correspondente a estes parâmetros, que no caso será de R$ 580 milhões (última coluna, segunda linha).


Desta forma, conseguimos visualizar resultados com diferentes parâmetros na tabela sem a necessidade de alterar as premissas base do modelo de projeções. É possível criar várias tabelas para avaliar diferentes resultados apenas simulando a variações nas premissas.


Além de poder visualizar os resultados nas tabelas de sensibilidade, elas são também úteis para avaliar a consistência do modelo de projeções avaliando o quão sensível o modelo está com base na alteração de determinadas premissas (sensibilidade das premissas analisadas.


Para criar esta tabela de sensibilidade no Excel basta utilizar a Tabela de Dados na guia Dados > grupo Análise de Hipóteses > Tabela de Dados.



 
valuation

 





Comments


bottom of page