top of page

Cash in e Cash out - Diferença em transações de M&A

Cash in e cash out são dois formatos de investimento cujo entendimento é de suma importância em uma transação de M&A.

cash in cash out M&A valuation

Cash in em uma transação de M&A é o dinheiro aportado pelo investidor na empresa. Neste tipo de operação são emitidas novas quotas/ações da empresa para este novo sócio do negócio.


Cash out é quando o dinheiro do investidor é pago para o sócio da empresa. Neste tipo de operação não há a emissão de novas quotas/ações, mas sim a transferência de participação do sócio vendedor para o novo investidor.


Entender esta diferença é fundamental em uma transação de M&A para que o valor negociado pela empresa esteja correto.


Por exemplo, imagine que uma empresa tenha Valuation de 100 e um investidor queira investir 25 nesta empresa, qual será a participação resultante do investidor neste negócio?


A resposta é diferente a depender se a operação será cash in ou cash out, como segue:

  • Cash out:

    • Neste tipo de operação não são emitidas novas quotas/ações, o investidor está apenas comprando participação do vendedor. Então a participação do investidor será de 25/100 = 25%; e o vendedor ficará com 75% após receber 25 do investidor.

  • Cash in:

    • Nesta operação o raciocínio é diferente, pois o vendedor não recebeu dinheiro, este foi aportado na empresa, então haverá a emissão de novas ações que diluirão a participação do vendedor.

    • É como se o dono do negócio e o investidor estivessem, juntos, investindo em um novo negócio. Neste novo negócio, o vendedor aportará sua empresa avaliada em 100, e o investidor aportará 25.

    • Somados, o valor da empresa será então de 100 + 25 = 125.

    • Desta forma, a participação do investidor será de 25/125 = 20%


O mesmo valor investido pelo investidor na mesma empresa resultará em participações diferentes a depender do destino do pagamento: se será compra de participação pagando ao vendedor ou se será aporte de capital colocando o dinheiro no caixa da empresa.


No mesmo exemplo acima, se ao invés de investir 25, o investidor investir 100, sua participação será a seguinte em cada um dos casos:

  • Cash out: Participação investidor = 100/100 = 100%, ou seja, o investidor comprou 100% da empresa avaliada em 100.

  • Cash in: Participação do investidor = 100 / 200 = 50%, pois ele aportou 100 em uma empresa avaliada em 100 e, com o novo aporte a empresa terá no caixa o valor aportado, e sua avaliação será, então de 200.

 
curso de valuation
 





Comments


bottom of page