Por que Aprender Modelagem Financeira?

Uma das habilidades mais valorizadas no mundo dos negócios é a capacidade de entender modelos financeiros.


Tudo o que definido em negócios no mundo corporativo hoje é pautado em modelagem financeira, pois independente do setor da companhia, qualquer novo projeto terá impacto nas finanças da empresa e a modelagem financeira será utilizada para calcular a viabilidade daquele projeto ou não, auxiliando na tomada de decisões.


Este artigo visa demonstrar como a modelagem financeira pode ajudar profissionais de diversas áreas e também apontar as carreiras em que o conhecimento em modelagem financeira são mais requisitados.


O que é Modelagem Financeira

Modelagem financeira é a construção de um cálculo complexo com análises e projeções visando mensurar resultados e impactos futuros na performance de uma empresa, de um projeto ou de um investimento.


A modelagem financeira é uma ferramenta que auxiliará gestores na tomada de decisões estratégicas e de investimentos em uma companhia, por exemplo.


Através dos modelos é possível verificar e analisar todas as áreas da empresa, analisar os indicadores de performance históricos e, com auxílio de premissas, traçar cenários para prever o futuro dos negócios.


Para se realizar o cálculo de projeções financeiras será necessário a utilização de premissas, que poderão ser baseadas em tendências de mercado ou também de indicadores históricos. Como o cálculo tem como base premissas, é de suma importância que se modele também cenários de projeções e seus respectivos impactos nos resultados futuros.


Entender modelagem financeira será útil em qualquer função que seja necessário analisar e compreender desempenho de setores, de empresas, de investimentos e de dados para tomada de decisões, o que dá ao profissional uma vantagem competitiva em diversas áreas de negócios.


Exemplos de Aplicação de Modelagem Financeira


  • Calcular o Valuation de uma empresa

  • Calcular o retorno esperado de investimento em ações

  • Calcular a necessidade de caixa para investimento em projetos

  • Simular estrutura ótima de capital de empresas (Dívida/Capital Próprio)

  • Calcular a viabilidade econômica de novos empreendimentos

  • Captar recursos com investidores para um novo projeto ou empresa

  • Identificar tendências no mercado e seus impactos nos resultados futuros de uma companhia

  • Realizar previsão orçamentária

  • Etc.