Valuation e Aquisições Durante o Covid-19 - Como Avaliar Oportunidades e Reduzir Incertezas



A crise gerada pela Pandemia Covid-19 nos coloca em um cenário ainda incerto.


É fato que, no geral, as perspectivas melhoraram e o otimismo prevalece no mercado, mas ainda há muita especulação com relação ao futuro e não podemos descartar que podemos estar próximos do fim da pandemia como também há ainda a possibilidade de um agravamento.

Caso se comprove que estamos próximos de um controle da pandemia, o cenário provavelmente será de prosperidade, com empresas voltando ao normal e a economia se recuperando. Caso haja um agravamento podemos passar por um novo confinamento que geraria um aprofundamento da crise.

Em suma, o cenário ainda é binário e temos dificuldade em realizar previsões futuras, pois os dois cenário acima são possíveis e exatamente opostos.

Escrevemos algumas alternativas para empresas e investidores sobre como atuar com uma estratégia de aquisições em um cenário que ainda é incerto:

Existem alguns setores imunes à crise como redes de supermercados, farmácias, serviços de streaming, cloud, setores defensivos como saneamento, entre outros cujas perspectivas são mais palpáveis e conseguimos projetar seus resultados com um maior grau de assertividade. Mas o que pontuarei aqui é referente aos setores que não estão imunes à crise e oferecem riscos e oportunidades de negócio em aquisições.

A crise pegou muitas empresas de surpresa que acabaram entrando em dificuldades, o que gera também oportunidades para os compradores em um processo de consolidação de empresas a um Valuation inferior ao que seria negociado antes do início da pandemia.